Social TV – How Media Is Changing

Através de uma pesquisa realizada pelo ConsumerLab (Laboratório de pesquisas da Ericsson), foi constatado um novo fenômeno dentro do mercado de massa. Não restam dúvidas de que as redes sociais estão crescendo e evoluindo exponencialmente, mas associado a isso, está o Social TV.

Bem, o que é isso?!

É o modo social e colaborativo de assistir à TV e, ao mesmo tempo, registrar na rede opiniões, comentários, e críticas sobre um programa em tempo real. Como disse Lila King, diretora do CNN, no vídeo “It’s Not TV, It’s Social TV”, este conteúdo todo influi e muda nosso modo de ver e pensar cada situação e história apresentada, é muita informação, e resta a nós, filtrar e colher apenas informações e opiniões relevantes. Smartphones, tablets são os mais utilizados para o Social TV, o estudo aponta que normalmente acontece quando as pessoas não estão em casa. Por experiência própria, nestas Olimpíadas de Londres, pude acompanhar no Twitter o desenrolar do encerramento da competição e como vários rumos da discussão foram parar nos Trending Topics.

 

Assisti a um review de um livro chamado Social TV de Mike Proulx, em que um rapaz comenta como o livro mudou a opinião dele com relação à internet. Muito interessante o exemplo que ele cita, do seriado americano “How I Met Your Mother” e como ele teve repercussão mundial dentro do twitter, proporcionando até na criação de blogs para o seriado.  A diversidade das opiniões é, por vezes, deveras surpreendente, acarretando na valorização ou difamação de determinada emissora, peça, ou programa. Principalmente se essa opinião for emitida por uma pessoa com muitos seguidores e que tem autoridade perante eles para questionar ou elogiar qualquer coisa. Muitas pessoas são influenciáveis, e muitas outras são influenciantes.

Em maio deste ano até li uma matéria no portal IDGNow! que comentava sobre um aplicativo da empresa E.lifeTV para o Twitter, onde ele reuniria todas as informações do programa de televisão escolhido e todas as opiniões referentes a ele, e dentro desse ‘grupo’, a pessoa teria oportunidade de se juntar a esse assunto sem necessariamente pôr hashtag, o aplicativo já faria isso automaticamente.

Voltando agora ao título do tópico, como a mídia está mudando, cheguei a ver uma matéria onde cientistas testam um novo modo de Social TV, o Social Cloud TV.

Com o Social Cloud TV, os usuários podem conversar usando vídeos ou mensagens de texto na plataforma, enquanto compartilham conteúdo em redes sociais como Facebook, Twitter e Google+. Por exemplo, o mesmo vídeo a que você está assistindo no tablet pode ser compartilhado com a sua TV, caso você esteja em casa.

Ou ainda, se preferir, você pode transpor o conteúdo da TV para o smartphone e continuar acompanhando a programação enquanto vai a outro cômodo da casa, por exemplo. Além disso, é possível transferir conteúdo para os seus amigos, por meio de sessões de chat.
(TECMUNDO – Social TV pode mudar completamente a experiência de exibição de conteúdo)

Genial essa ideia de transpôr conteúdo da TV para o Smartphone, já imaginou que legal? Muito interativo e interessante. Espero que dê certo essa experiência.

Fontes: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/08/28/social-tv-ja-e-um-fenomeno-do-mercado-de-massa-revela-pesquisa/
http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2012/05/28/app-para-twitter-permite-compartilhar-impressoes-sobre-programas-de-tv/

Anúncios

Sobre Lauro Lacorte
Portfólio - http://behance.net/lauroots

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: