ASOS Black x PUMA: Way of Art or Vandalism?

Na favela Morro do Sabão, em São Paulo, as pichações são extremamente presentes por todos os lugares, significando além de uma forma de expressão, a verdadeira arte. Muitas pessoas não acreditam nisso, declaram ser vandalismo.
Pois bem, pra começo de conversa não devemos confundir graffiti com pichação, normalmente pichações se referem a  palavras rabiscadas e desenhos sem cores e sem fruição estética, já o grafite faz referência a um desenho cheio de cores e que passam alguma mensagem.
A pichação é crime no nosso país, com pena de até 3 anos, e por isso, é vista com preconceito. Realmente, ela não só é muito presente dentro das favelas como no topo de casas e edifícios (abandonados ou não), é um estilo de vida para muitas pessoas e também, às vezes, marcação de territórios das gangues.

Mas então, o que a PUMA tem a ver com isso? Ela criou um vídeo, chamado “Os Pixadores”, com o intuito de apresentar alguns pichadores, o porquê de correr risco vivendo desta maneira, e o que eles querem passar pra sociedade. Assisti ao vídeo sem pretensão nenhuma de mostrá-lo aqui no blog, mas fiquei impressionado com a divergência de opinião pela net, e como isso torna o vídeo popular.

Muitos comentam que foi uma grande bola fora da PUMA, que eles são vândalos e se escondem por trás da falsa impressão de cultura que o vídeo passa. Outra coisa que eu percebi no vídeo foi o barulho de viaturas da polícia tocando ao fundo, eu realmente achei estranho.
Outros defendem a expressão, como artistas que transmitem a voz do povo, criam uma nova linguagem e fazem as pessoas acordarem e questionarem. Defendem que a PUMA tenta tirar este pré conceito que a sociedade tem da favela.
Bem, eu como sou estudante de comunicação, tento retirar e matutar qual foi a intenção da marca em produzir um vídeo assim. Criar qual tipo de imagem pra marca? Radical? Original? Públicos Diversificados? Cultural? Realmente não sei…. até porque não é do tênis, mas sim da roupa ASOS Black. Resolvi procurar e a descrição da união entre a marca de roupa com a PUMA é uma aliança de moda fashion com esportes urbanos. E que o intuito do filme é a personificação da marca com a mistura cultural  da arte urbana com o design inovador das roupas.

Com a produção da Pulse Films, ASOS Black x PUMA apresenta o vídeo “Os Pixadores”

E você? O que achou deste filme e da intenção das marcas?
Pense e opine! Seu comentário é sempre importante, obrigado!

Anúncios

Sobre Lauro Lacorte
Portfólio - http://behance.net/lauroots

One Response to ASOS Black x PUMA: Way of Art or Vandalism?

  1. junior says:

    Pixação , São Paulo capital representano . VIVA O PIXO . J N O L H P -12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: